ilustração ser livre

Manifesto da Associação Ser Livre

(resumo)

Identificada a inexistência de uma resposta de apoio à primeira infância integrada na Natureza, nasceu a Associação Ser Livre. O lema da associação é “Ser, crescer e viver em amor, em comunidade e em contacto com a natureza”.
A associação foi fundada a 20-02-2020 e tem como fim a promoção e o desenvolvimento de atividades educativas, sociais, culturais, recreativas, artísticas, musicais e desportivas para a comunidade. A associação terá como destinatários principais as crianças e os jovens, mas pretende abranger toda a família e proporcionar experiências intergeracionais, e de comunidade entre os adultos, sempre privilegiando o contacto com a natureza e a melhoria da saúde e bem-estar. A organização de eventos de forma a proporcionar o conhecimento do património histórico, cultural e ambiental, é também um objetivo primordial.
A Associação Ser Livre é um Espaço de Aprendizagem na Natureza, que pretende responder às necessidades atuais das famílias de associados, proporcionando um espaço seguro e estimulante, promovendo uma alimentação saudável, atividades e jogos de conexão e interação entre os participantes, aliado a um acompanhamento profissional, personalizado e de qualidade aos seus filhos.
A Associação pretende desenvolver atividades com um carácter educativo livre, onde a aprendizagem se desenvolve naturalmente e ao ritmo da criança. É dado o livre arbítrio ao desenvolvimento de cada um, através das aprendizagens apresentadas e adequadas à idade e ao desenvolvimento cognitivo, emocional e físico de cada um, sem imposição dos moldes a serem apresentados, deixando a criança fluir, interiorizar e manifestar a sua própria vontade.
A meta será sempre o BRINCAR em contacto com a NATUREZA e a consciencialização da comunidade da importância da vida familiar e em conjunto, da importância da partilha de vivências e de entreajuda, num ambiente tranquilo e não planeado, sempre que possível ao ar livre.

Tencionamos responder às necessidades dos adultos promovendo eventos focados na visão holística do ser humano no mundo e em especial na natureza, nomeadamente de desenvolvimento pessoal, o lugar do indivíduo na comunidade e um estilo de vida saudável e sustentável.

Seguem-se alguns exemplos de atividades que pretendemos desenvolver:

Crianças até aos 6 anos de idade
● Playgroup quinzenal (Encontros informais com o objetivo de promover a socialização entre as crianças dos associados e de incentivar a brincadeira livre na natureza)
● Programa de Encontro com a Natureza e o Ser (Atividades diárias desenvolvidas por pais associados, sob a orientação de uma educadora social, educadora de infância ou outra pessoa habilitada profissionalmente nesta área)

Dos 6 aos 18 anos de idade
● Programas para subgrupos etários a desenvolver futuramente;

A partir dos 18 anos de idade/Comunidade em geral
● Encontros informais com o objetivo de promover a socialização, partilha de informação e conhecimentos entre os associados;
● Ciclo de Workshops, cursos e outras actividades (Temas propostos: parentalidade positiva, higiene natural, permacultura, agricultura biológica, alimentação vegetariana, Suporte básico de vida pediátrico e adulto, yoga, meditação, actividades artisticas, caminhadas, entre outros)
● Mercado Natural (Mercadinho de produtos naturais, biológicos e sustentáveis, trocas de roupa e de livros)
● Pequena horta biológica no espaço.

Pode ler o nosso manifesto completo e o regulamento interno da associação AQUI.